quarta-feira, 18 de maio de 2016

A Arte da Convivência!

A difícil arte de conviver com as diferenças

Nem todo mundo é igual..., aliás, todo mundo é diferente mesmo. Sempre utilizamos essa frase para expressar que, embora todos sejamos seres humanos, apresentamos diferenças fundamentais que vão desde a própria etnia até o modo de pensar.
Uma das problemáticas da sociedade atual é aceitar o novo ou o que está fora dos padrões já existentes. Porém com a flexibilidade e respeito é possível sim alcançar um bom convívio como o outro diante das diversidades culturais.
Saber conviver com as diferenças  é um desafio. Exige habilidade e sabedoria para lidar com situações e pessoas que possuem opinião divergentes. Tanto na vida pessoal, na internet/redes sociais em geral, diariamente presenciamos desavenças de todo tipo e natureza, de entreveros mais brandos a ofensas mais ríspidas.
Porque é tão difícil o convívio da vida ON? Na verdade o próprio convívio da vida OFF já era um tanto quanto complicado. Todos sabem o qual difícil é conviver com pessoas que vivem divergindo das nossas opiniões. É difícil dividir o mesmo espaço, casa, apartamento, escritório, ambiente de trabalho, sala de aula, elevador, sala de espera de hospital...
Há trocas de energias em todos os lugares onde passamos e dividir o espaço é uma arte que precisa ser lapidada e bem executada para que se tenha harmonia no convívio diário.
Estar com alguém o dia todo, dividir o apartamento e obrigações com alguma pessoa pode nos fazer  observar as piores características dela e nos deixar irritados com coisas completamente banais. Quando uma pessoa elogia nosso "cônjuge", geralmente a gente fala (ou pensa): Vai morar junto! Bem, essa tirada já existe a muito.. É que o excesso de convívio e o aumento da intimidade pode deixar cordialidades comuns de lado e fazer com que as pessoas não hesitem em mostrar o seu "lado obscuro." Daí que vem aquela famosa frase: A intimidade é uma "SHIT." Ou Se eu soubesse que você era assim, nem tinha me casado. Aí vai azedando e minando a relação. Só que, na verdade amigo, qualquer pessoa que você case , se aproxime, fique amigo vai te decepcionar. Seus filhos vão te decepcionar.
Cada pessoa é um ser único no mundo, com uma história de vida própria somente por ela experimentada. Você já parou pra pensar que ninguém pode sentir o que você sente, da forma como você sente? A sua alegria é só sua, a sua dor e tristezas são só suas. A forma como você enfrenta a uma perda, por exemplo, é diferente da forma de outra pessoa. Porque você é um ser singular neste mundo, nem os gêmeos pensam e sentem de forma igual. Muitas de nossas dificuldades nas relações estão justamente porque esperamos que o outro aja conforme nós agimos.
Eu li uma vez em um livro, que quando a gente sente simpatia por uma pessoa, a gente tende a só enxergar as qualidades dela e quando a gente sente o oposto, só enxergamos os defeitos. Pode ser verdade essa teoria, mas a gente não deveria se comportar dessa maneira. É um ato discriminatório esse lance de afinidades, identificação... (Se a gente levar os estudos científicos ao pé da letra), já que todos nós temos defeitos e qualidades. COMPLICADO.
O que nós podemos fazer para melhorar as dificuldades de convivências?
Eu diria que poderíamos exercitar a nossa EMPATIA, ou seja, a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Cada indivíduo é único e rico dentro de suas peculiaridades. Por isso, saber extrair o que existe de melhor em seus colegas e colaboradores, parceiros, companheiros etc. e respeitar suas dificuldades é muito importante para o andamento da convivência.
Organização e respeito é essencial para a vida em comum.
Se bem que algumas pessoas possuem uma mania irritante de querer serem os donos da verdade, não ouvem ninguém, não respeitam ninguém e tudo que destoa da sua opinião passa pelo seu filtro pessoal de interesse.
Cada pessoa é única, ninguém é obrigado a concordar com nossa opinião, mas todo cuidado é pouco, existe uma linha muito tênue entre discordar e ofender.
Esse assunto é muito polêmico e eu até escreveria um livro, mas acabaria ficando chato e sem movimento, quem sabe um próximo post: A arte da convivência parte II?
Para concluir, usarei uma humilde opinião: Que tal treinar a Inteligência Emocional? Toda convivência será proveitosa se usarmos nossa tolerância e bom senso e evitaremos discussões tolas que minam qualquer relação. Você pode controlar sua mente, você é responsável por suas escolhas  e suas atitudes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário